CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Harmonia, o que é?

Com o intuito de cada vez mais nos familiarizarmos com a nossa realidade e responsabilidade junto a Escola, aos Ensaios e Desfile, fui buscar uma melhor compreensão do que diz respeito ao significado da palavra Harmonia e achei dentre tantas explicações um texto interessante. Segue o texto:

Harmonia em Escola de Samba

São tantas as definições sobre harmonia que ao ler a matéria abaixo, me sinto no dever de levá-la ao conhecimento do nosso público leitor e internautas, pois, como Diretor de Harmonia em Escola de Samba, pesquisador da Arte e Cultura Carnaval, comentarista da matéria em rádio e um apaixonado por tudo que envolve essa Maravilha achei o texto excelente.


Rômulo Ramos


Fui à busca do verdadeiro significado da palavra HARMONIA no dicionário e vejam o que encontrei:


“HARMONIA NÃO É APENAS UMA PALAVRA SOLTA. HARMONIA É O RESULTADO DA PLENA UNIÃO E RELAÇÃO DAS REALIDADES QUE CONSTITUEM A VERDADE.”


“HARMONIA É UM CONCEITO CLÁSSICO QUE SE RELACIONA ÀS IDÉIAS DE BELEZA, PROPORÇÃO E ORDEM.”


Quando falamos ou escutamos falar em Harmonia no samba, pode parecer que em nada tem haver com essa harmonia dos dicionários, grave erro não acham? A definição é decisiva e perfeita para este segmento.


Sou leiga em relação ao trabalho de uma harmonia dentro da escola de samba, mas não sou leiga no que diz respeito à relação humana, e fica muito claro a necessidade e a importância dessa relação de verdade e sintonia dentro deste segmento para que ela seja eficaz e eficiente. Formando assim uma HARMONIA DE VERDADE!


Mudanças, modificações, novidades, tudo que for proposto para o crescimento deveria ser encarado como um presente, mas infelizmente percebo que ainda há grande resistência a algumas “mudanças”.


Bom, vamos aos poucos tentar definir as últimas três palavras que aparecem na descrição do dicionário que para mim serão decisivas para uma melhor compreensão:


1ª BELEZA – algo admirável


2º PROPORÇÃO - expressão de uma pressuposta harmonia entre as qualidades de um objeto, no respeitante às dimensões, tamanho, configuração; simetria·.


3º ORDEM - posição, classe, categoria a que pertencem às pessoas ou as coisas num conjunto racionalmente organizado ou hierarquizado.


Pronto, cheguei aonde eu queria, tenho algumas ferramentas para definir a função e o objetivo da harmonia dentro de uma escola de samba, e quero deixar claro que esta é minha definição, ou melhor, minha interpretação... Aqui está: segmento que não funciona isolado, que necessita de união e boa relação entre seus participantes, buscando que suas atuações sejam admiráveis, sejam simétricas e organizadas, para que o resultado seja da dimensão e tamanho do amor por sua agremiação. Enfim, que a harmonia não seja uma ilha, mas, que de mãos dadas aos demais segmentos, lado a lado e em conjunto, façam na Passarela do Samba, o mais belo e organizado desfile de todos os tempos!


Aqui fecho minha conclusão usando alguns símbolos matemáticos:


HARMONIA ≠ VAIDADE



HARMONIA > VAIDADE



HARMONIA U SEGMENTOS = SUCESSO



Por Ana Claudia Guimarães de Souza


Fonte: Coluna Rômulo Ramos - site www.esquinadosamba.com.br em 06/10/2008

1 comentários:

Anônimo disse...

Que texto f**a!!!

Como eu to acostumado a ouvir "por aí"... "A Harmonia é 'a dona' da quadra". É o grupo que se esforça p´ra que os esforços de todos os segmentos dêem certos e fiquem orquestrados, como música em movimento.

Parabéns, Harmonia!!