CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

sábado, 30 de março de 2013

UNIÃO DE JACAREPAGUÁ


Grêmio Recreativo Escola de Samba União de Jacarepaguá é uma escola de samba brasileira, sediada na Estrada Intendente Magalhães, no Campinho. Cores Verde e Branco. Escola-Madrinha União de Vaz lobo.

A União de Jacarepaguá nasceu em 15 de Novembro de 1956 da fusão de duas outras famosas escolas de samba que existiam na região de Jacarepaguá: “Corações Unidos de Jacarepaguá”, na época representada por Aloysio Domingos da Cruz e “Vai se quiser”, que tinha como presidente Júlio Pinto. 


Os grandes incentivadores desta fusão foram Joaquim Casemiro da Silva (o famoso Calça Larga, do Salgueiro), Hermes Rodrigues, Ministrinho, Lourival Cassado, todos da Mangueira e Expedito Silva, da Portela.

De 1957 a 1965, apesar de não conseguir boas colocações, manteve-se a escola no desfile principal, a partir de 1966, a escola não mais conseguiu chegar ao Grupo Especial.

A partir da década de 1980, a escola se distanciou dos principais grupos do carnaval. Sua trajetória começou a mudar com o campeonato obtido no Grupo D em 1998. No ano seguinte, a escola conseguiu mais uma ascensão, retornando a Marquês de Sapucaí, em 2000, pelo Grupo B. 

Em 2002, a escola já desfilava no Grupo A, porta de entrada para a elite do carnaval. Permaneceu nesse grupo até o ano de 2005.

No Carnaval 2010, a União de Jacarepaguá trouxe o carnavalesco Alexandre Louzada, campeão pela Mangueira, Vila Isabel e Beija-Flor, que será desenvolvido por uma comissão que terá como integrante, Junior Schall, Jorge Teixeira, coreógrafo da comissão de frente da Portela, será um dos componentes do grupo. que também vai coreografar a comissão de frente. com o enredo sobre o Retiro dos Artistas

Último campeonato:
1998 – Emplumados na Folia chegou o nosso dia – Carnv. Jorge Mendes

Em 1985, 1999 e 2001 conquistou o Vice-campeonato com os carnavalescos Nilson da Cruz, Paulo Gonçalves e Jorge Mendes respectivamente.

Rainha de Bateria Amanda Mattos e Madrinha de Bateria Márcia Rocha.
Uma curiosidade: Dizem que A União de Jacarepaguá foi a primeira escola de samba a receber a visita de um chefe de Estado, pois esteve lá o presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira.


0 comentários: