CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Dia Nacional do Samba II

O dia do Samba, foi instituído pela Câmara de Vereadores da cidade de Salvador em 1940, como parte das homenagens ao compositor Ary Barroso, que um ano antes lançara “Aquarela do Brasil”, com certeza a música mais conhecida, executada e regravada fora do Brasil. Esta foi a data que ele (Ary Barroso) visitou Salvador pela primeira vez.

A festa foi se espalhando pelo Brasil e virou uma comemoração nacional e em 1963 foi instituído o Dia Nacional do Samba. Atualmente duas cidades costumam comemorar esta data: Salvador e Rio de Janeiro.

Hoje quarta-feira, dia 02 de dezembro, como parte das comemorações do Dia Nacional do Samba se realizará o evento mais tradicional que celebra a data, o Pagode do Trem chega a sua 14ª edição este ano.

No palco montado na Central do Brasil, a partir das 12h, Marquinhos de Oswaldo Cruz, cantor e compositor que idealizou o projeto estará comandando uma grande roda de samba animada por bambas e as velhas guardas das escolas de samba Portela, Império Serrano, Mangueira e Vila Isabel.

Após as apresentações, quatro trens partirão, rumo a Oswaldo Cruz, para continuar no bairro do subúrbio carioca, a festa. O primeiro trem sairá às 19h e os outros três a cada 20 minutos. Os vagões estarão repletos de surdos, caixas e tamborins, para embalar a voz de ilustres sambistas, como Tia Surica, Nelson Sargento, Moacyr Luz, Almir Guineto, Mauro Diniz, Dona Ivone Lara, entre outros.

Na chegada a Oswaldo Cruz, a turma se divide em três palcos, onde shows vão durar até o dia raiar.

Para atravessar a cidade no trem do samba é preciso apenas 1 kg de alimento não perecível, que para ser trocado por ticket deve ser entregue na bilheteria da Central do Brasil. Os alimentos arrecadados serão doados para o Banco Rio de Alimentos, do programa Fome Zero.

0 comentários: